terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Aumento da Capacidade Cognitiva Através do Movimento Coreográfico


A dança é considerada uma arte milenar que vem se desenvolvendo através dos anos e envolvendo áreas de estudo. Uma destas é a área cognitiva, que na dança coreografada está presente, pois exige concentração e coordenação motora. Com isto é provável que haja melhoria na capacidade cognitiva do praticante.
Com a preocupação em estudar as áreas da cognição que a dança abrange, é que serão aplicados testes para avaliar a capacidade cognitiva de uma determinada população em um determinado tempo e reavaliados algum tempo depois, após terem praticado e recebido informações que apresentem algum tipo de mudança em suas funções.
Desde os seus primórdios a dança coreografada discute temas como a dualidade técnica x expressão e ao decorrer da história houve uma preocupação com a estética dos movimentos, então a dança passa a ser apresentada em palcos como forma de espetáculos ou seja ela começa a se verticalizar. Com sua saída dos salões e sua ida aos palcos, e sendo executada por bailarinos profissionais, a dança agora explora mais o espaço, tanto horizontal, quanto verticalmente (PEREIRA, R. , p-55).
A visomotricidade e a motricidade fina são indispensáveis para a aquisição das técnicas culturais (GUTEZEIT, 1976).
            Não somente como cultura, mas também como atividade física, a dança necessita da capacidade cognitiva, como concentração e coordenação motora, por parte seus praticantes, sejam eles profissionais ou apenas alunos de alguma escola ou academia.  


A dança coreografada melhora o raciocínio da criança?


Se considerarmos a dança como uma predisposição herdada que se manifesta em diversas formas de movimento e em diferentes grupos humanos e a associarmos, com todo o seu potencial de energia, a outros fenômenos da civilização, sua história poderá se constituir num fator de enorme importância para o estudo da espécie. (Sachs, Curt)
            Tais estudos podem ser realizados em qualquer área que a dança envolve, e a cognitiva é a principal a ser abrangida nesse estudo, pois baseado nos testes cognitivos que serão aplicados, poderá ser respondida a questão levantada a respeito do aumento da capacidade cognitiva através da dança.
         Desta forma poderá ser identificado também algum tipo de dificuldade no aprendizado, por parte de algum avaliado, pois o teste possibilita a tanto identificação de capacidade cognitiva aguada quanto um déficit nessa área do cérebro da criança.
           Para a identificação de tais mudanças na cognição da criança através de movimentos coreografados será utilizado o “Teastprotocoll Köperkoordinationstest für Kinder” (KTK) “Teste de Coordenação Motora para Crianças” método alemão para se avaliar aspectos da cognição da criança, como: coordenação motora, equilíbrio, agilidade lateralidade, desvio de comportamento (hiperatividade), lesão cerebral e coeficiente de inteligência.
           O desenvolvimento causado pela dança forma crianças e adolescentes auto-suficientes. A participação de um profissional de Educação Física ajudando nas propostas infantis deve servir como estímulo para que as crianças desenvolvam suas próprias idéias, criando assim uma auto-suficiência. Porém é importante que a criança sinta-se observada, como acontece quando a dança é praticada no palco, para que ganhe mais confiança em si mesma.
           O ritmo, a música, a dramatização, a dança são reveladores do que não se consegue exprimir. Essa é uma das razões que levou as escolas modernas a adotarem a dança no aprendizado. A dança é essencial para a expressão dos sentimentos que é feita através da expressão corporal e facial e também para o desenvolvimento psicomotor da criança.
         O desenvolvimento psicomotor abrange o desenvolvimento funcional de todas as partes do corpo. Geralmente este desenvolvimento está dividido em vários fatores psicomotores. Segundo Fonseca (1995), apresenta 7 fatores, os quais são a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção corporal, a estruturação espaço-temporal e praxias fina e global.
        Encontra-se nessa pesquisa a possibilidade de resposta à problemática estabelecida, empenhada em construir a ponte entre o conhecimento e o desenvolvimento da capacidade cognitiva. As grandes funções mentais como  atenção , sensações perceptivas, a imaginação, a originalidade e o raciocínio são exercitados e desenvolvidos através do movimento coreográfico.
        O movimento coreográfico, pelo poder de criador que neles executam, desenvolve certos aspectos da atenção dos alunos, levando-os a uma melhor observação de certas situações e nelas intervindo. Diferentemente dos movimentos executados a todo momento, o movimento coreográfico desenvolve a criatividade do aluno.

RUDI AGEU

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